Ferrari, Red Bull e McLaren

Ando um pouco desligado do mundo da Fórmula 1 faz pouco mais de 15 dias – meu computador queimou no dia 6, o que me deixou sem a base do blog em casa, atrapalhando e muito a concentração necessária para escrever por aqui. Por sorte, até a semana que vem o novo chega aí e colocarei tudo no lugar novamente. Continuando…

… nesses dias aconteceram coisas muito importantes no que se diz respeito a F1 e vejo o cancelamento do GP do Bharein por questões políticas no país – e os seus problemas derivados – como o que mais atinigiu de cheio à todos nós. Agora a polêmica se encontra seele será feito no final do ano ou se seja mesmo riscado de calendário – Algo que pode ocorrer se o governo mudar, tendo em vista que é esta a vontade do povo.

Ainda assim, no mundo da F1, vemos que, com o começo do campeonato em Melbourne, a partir do dia 25 de março, é benéfico e negativo para determinadas equipes – em suma, as que ainda não fizeram muito no desenvolvimento dos seus carros, o atraso é uma vantagem.

É aí que chegamos no que foram as 3 forças de 2010- Ferrari, Red Bull e McLaren. O cenário vai aos poucos se iluminando com novas pistas do potencial das três e o consenso geral é que as primeiras duas estão em um momento ótimo – ao contrário da McLaren.

Sinceramente eu não tive tempo para ler muito sobre o que acontece com a equipe de Woking, mas dando uma olhada, nota-se, até o momento, que nem Lewis e Button puderam tirar muito do MP4-26 – Hamilton foi 9º nos tempos combinados em Barcelona, 1s233 atrás do primeiro, Massa.

Assim chegamos na Ferrari que, pelo menos com Felipe, foi impecável – estabeleceu em 1:22.625 a melhor marca de todas as conquistadas, mais me meio segundo para o segundo colocado, Rosberg. Foi o que mais rodou (238 voltas), podendo aproveitar bastante o tempo no terrítório de Alonso, que foi apenas décimo no geral.

No caso da Red Bull, a situação é satisfatória, com Vettel e Webber em terceiro e quartos lugares, respectivamente. Isto fora que, no paddock, o que se diz é uma eventual (ou seria natural?) vantagem sobre a Ferrari, que é em tese a única que está no páreo junto aos touros. Isso, claro, tendo em base o que vimos nos testes até agora.

A esperança é que com este tempo extra equipes como Mercedes, Lotus Renault e Williams possam testar ainda mais os seus carros, visando uma melhora maior – no caso do time de Grove, ao contrário do que se dizia no início do mês, “o carro está ótimo”, segundo Maldonado.

O clima muda – Em Melbourne não teremos o calor insuportável que se passaria em Bahrein – e com duas semanas a mais no bolso, a ideia é que vejamos todas as equipes mais preparadas para começar o mundial daqui a pouco mais de um mês.

A questão é: Seguirão sendo Ferrari, Red Bull e McLaren as candidatadas à vitória? Na sessão de comentários conto com a opinião de vocês.

16 pensamentos sobre “Ferrari, Red Bull e McLaren

  1. Ainda não sei se a Mclaren vai estar nesse pareo. Não demostraram isso. Já Ferrari e Red Bull estão lá na ponta. Precisamos esperar o inicio da temporada, só lá saberemos como estão as forças reais.
    E não gostei nada do cancelamento, adiamento sei la, do Gp do Bahrein. Foi o certo, mas é chato para nós fãs.

  2. Meu sonho é que mais equipes entrem nesse seleto grupo, Mercedes, Lotus Renault e a Williams, disputando com Red Bull, Ferrari e Mclaren.

    Por incrível que pareça faço muita fé que a equipe Hispania, surpreenda a F1 na primeira corrida, lançando um modelo 2011, e que consiga andar como um verdadeiro F1 e não como um F2, que o espelho não seja a peça mais importante do carro para não atrapalhar.

  3. Uma questão difícil, mas, acredito na Ferrari e na RBR na frente com a Mclaren ganhando mais raramente.
    Também acredito em algumas surpresas de equipes médias e um pelotão intermediário mais disputado.

  4. No momento aposto em Ferrari e Red Bull um passo a frente se o campeonato começasse no Bahrein, ja com esse prazo extra não podemos descartar o poder (capacidade tecnica + $$$$) da Mclaren. Ja a Mercedes acho que tem muito a mostrar ainda, estão tentando despistar com algumas declarações as vezes pessimistas outras otimistas, mas Schumacher, Ross Brawn, Rosberg afirmam categoricamente que este carro dos testes não será o mesmo carro para abertura do mundial, e que eles terão novidades em todos setores do W02 e que só estão ganhando confiabilidade agora, e coletando dados, segundo eles o desempenho virá la na frente. É esperar pra ver.

    Tb estou curioso pra ver o que Lotus Renault podera fazer, e surpreso com o desempenho da Toro Rosso até agora.

    Abs

    • Eu tb estou, com Kubica fora, só me resta torcer pelo Koba.

      A Sauber tem sido uma incógnita, nos primeiros testes em Valência e Jerez ela apresentou grande fragilidade quebrando com uma certa constância, mas em Barcelona mostrou confiabilidade, mas não foi muito veloz. Só na Austrália saberemos como ela está.

  5. Ferrari e RBR estão prontas, pela minha visão. Já a McLaren, onde o próprio Hamilton comemorou o adiamento do início do campeonato, alegando que terão mais tempo para desenvolver o novo bólido, creio que a coisa tá feia!! Então eu acredito que McLaren esteja mais pra briga direta com a Lotus Renault. Já a Williams, Sauber e Mercedes devem brigar de igual prá igual entre elas, é claro!…Toro Rosso e Team Lotus vem logo atrás e finalmente (o que não é novidade pra ninguém) vem a Virgin e Hispania . Essa é a minha opinião, claro!

  6. Alonso e Vettel no conjunto carro/piloto são favoritos ao título desde a primeira corrida, Massa e Webber além de pilotar muito vão ter que ter ESTRELA de campeão para levar o título (vimos o poder de reação de Alonso e Vettel na reta final em 2010, mesmo que algo dê errado, eles vão reagir e estarão na disputa até a última prova). Massa e Webber correm com a pressão de superar o companheiro, tarefa nada fácil de ser alcançada. Hamilton e Button vem um pouco atrás, título é possível, Lewis leva vantagem sobre Button pelo talento, mas dependendo do desgaste dos pneus, Button que pilota mais “suave” pode dar trabalho, lembrando que Button na pilotagem raramente errou nos últimos 2 anos. Esse carro da Mclaren é um grande mistério, o mesmo pode se dizer da Mercedes, se os carros nascerem bons podem ser desenvolvidos e surpreender. Mclaren como equipe ainda leva boa vantagem sobre a Mercedes, a equipe alemã se conseguir uns 8 pódios com uma ou outra vitória já será motivo de festa, Mercedes brigar por título talvez só no final de 2012. Schumacher e Rosberg tem um longo caminho até o sucesso, já vimos isso com Schummy na Benetton e Ferrari(é aquela história, disputar título com carro “pronto” é uma coisa, desenvolver o carro depois de 3/4 anos e ser campeão, é totalmente diferente, o mérito é muito maior). O resto do GRID, é resto…com sorte algum piloto pode conseguir alguns pódios(Kubica fez isso em 2010, mas esse pilotava muito), se algum piloto do meio do pelotão pontuar constantemente com uma boa soma de pontos, a missão já será cumprida…

    Fica minha torcida ao Tomás para conseguir logo outro PC!

    • Na minha opinião as armas do Massa e do Webber é a regularidade e não deixar a pressão tomar conta e é claro não abrindo a porta de graça.

  7. Eu continuo torcendo, para que varias equipes cheguem a vitoria esse ano. Aquela situação modorrenta, que costuma acompanhar a FI., dos ultimos anos, com disputas apenas quando chove e assim iguala todos os carros, precisa acabar. Se apenas Ferrari, RBR e eventualmente a Mclaren estiverem na disputa, a FI., vai continuar sonolenta e sem inspiração. Os testes realizados até agora, não apresentam outro cenario, principalmente com a ausencia de Kubica, parece que tudo vai continuar como esta. Minhas esperanças repousam na Willians, Mercedes e ainda, na Lotus/Renault, mas antes, que o primeiro GP., do ano aconteça, tudo não passa de especulação e torcida. Asas moveis, Kers e novos pneus, podem ajudar a mudar o panorama dos ultimos anos na FI., mas acho, que desses tres itens, o pneu vai continuar a ser decisivo. Enfim, é preciso agora, segurar a curiosidade e esperar pela Australia torcendo por muitas “novidades” já no primeiro no GP., do ano.

  8. Vai ser como o ano passado, cheira-me. Para pena minha, Red na frente e Ferrari a tentar chegar a frente e os outro!
    A Mercedes outro carro que não anda, e a Mac a corrigir o ano inteiro os erros de projecto como o ano passado, se tiver sorte ganhar umas corridas.
    A Red está outra vez muito longe, e depois vejam as diferenças entre os carros e vemos como o Red é simples comparado com o Mac e diferença de velocidade. Eles vão dar outra vez 1 segundo em muitas corridas, estão muito longe dos outros!

  9. Red Bull e Ferrari andaram muito bem, enquanto a McLaren não obteve o mesmo destaque. Pouco acompanhei os treinos, então, não tenho como fazer uma análise mais detalhada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s