Testes pré-temporada 2011 – Dia #7

Último dia de atividades em Jerez de la Frontera, local onde já podemos tirar, mesmo que poucas, algumas conclusões da ordem das equipes até o momento. A Ferrari parece ter um carro forte, tanto que anda dominando algumas sessões, assim como em Valência. Porém, o mais importante é, em tese, adquirir bastante quilometragem e um bom domínio nos pneus Pirelli – ainda no caso dos pilotos, o manuseio da asa traseira móvel.

São detalhes, mas que em Barcelona serão enssencias, não só como para ter um ritmo forte, mas também para uma preparação da temporada, que está a menos de 1 mês de começar nas terras quentes do Bahrein.

Quanto a Lotus Renault, tudo indica que seja mesmo Nick Heidfeld o substituto de Kubica em 2011, vendo que é um piloto muito rodado, que já competiu com Robert vários anos e tem contato com um F1 recentemente, na sua curta passagem pela Sauber no final de 2010.

  • Para acompanhar ao vivo:

F1-Direct

Na sessão de comentários, qualquer notícia, link, foto ou artigo interessante pode ser postada, além da discussão sobre os testes que começam às 6:00 da manhã (horário de Brasília).

69 pensamentos sobre “Testes pré-temporada 2011 – Dia #7

  1. 1º parabéns pelo ótimo blog.
    não passa em nenhum canal os testes ne!?
    tem algum lugar na internet que é possível assistir?
    algum canal internacional que transmita?

  2. Bom dia a todos, dia especial hoje, o Bruno está testando! To na torcida! Primeiramente, quem me surpreendeu assim que vi os tempos iniciais foi a Williams do Rubinho:

    1 R. Barrichello Williams 1:19.832 1:22.343 32
    2 F. Alonso Ferrari 1:21.074 1:21.817 +1.242 30
    3 S. Buemi Toro Rosso 1:21.682 1:22.534 +1.85 17
    4 B. Senna Renault 1:21.990 1:21.990 +2.158 32
    5 K. Kobayashi Sauber 1:22.207 1:26.677 +2.375 30
    6 S. Vettel Red Bull 1:22.222 1:22.686 +2.39 24
    7 N. Rosberg Mercedes 1:22.773 1:24.391 +2.941 17
    8 J. D’Ambrosio Virgin 1:22.985 1:29.995 +3.153 17
    9 P. di Resta Force India 1:23.444 1:24.433 +3.612 25
    10 J. Button McLaren 1:23.602 1:24.112 +3.77 20
    11 H. Kovalainen Lotus 1:24.023 1:25.255 +4.191 17

  3. O que será que podemos esperar desse carro da Williams, será que tá treinando abaixo do peso hj? Ou só tavam treinando com muito combustivel?

  4. O resultado do Rubens hoje de manhã é surpreendente! E o curioso de tudo isso é que a Willians não é de “jogar para a torcida”. O que será que podemos esperar do carro da Willians este ano? (Lembrando da pole histórica do time de Grove ano passado. Seria um suposto potencial para se fazer poles?)
    Bjs!

    • A Williams jogou pra torcida, ontem mesmo o Barrica admitiu que se colocasse pouco combustivel e pneu macio quebraria os tempos que estavam sendo feitos ate o momento, e que os tempos não significavam nada. Mas disse, que pelo ritmo deles, estão tomando por volta de 0,7 da Red Bull.

      abç

      • Duvido muito…
        Acredito que estará atrás de Renault e um pouco a frente de Force India e Sauber… semelhantemente a ultima temporada

    • Ester

      Não quero ser desmancha-prazer mas a Williams Segunda ou Terça-Feira sai na bolsa…com esses tempaços devem querer subir o valor das acções….

      Ox-Alá fosse assim….

      • Seja lá o que for, estou torcendo para o time de Grove se reerguer!!! Mas pelo menos eu acredito que a estratégia de “jogar para a torcida” não é a mais adequada”!

  5. Eu torço muito pelo Rubinho, mas não me engano com treinos. A Willians parece, que tem muito trabalho pela frente, para se igualar aos melhores do grid. E acho bom, que eles pensem assim, pois só vão trabalhar, trabalhar e melhorar, com certeza. Os treinos, não nos dão parametros seguros, para avaliar o desempenho das equipes, uma idéia geral sim, mas corrida é corrida, e ai o bicho pega. Vou torcer muito para que Willians, Lotus Renault, Sauber e outras equipes desse nivel, estejam mais que bem esse ano, que possam disputar podios e trazer muitas emoções para as corridas.

  6. Isso pode ser estratégia da equipe (Williams), tendo em vista que irão colocar ações a venda no mercado financeiro. Mas torço muito pelo time de Grove e principalmente pelo Barrichello. Liderar um teste não deixa de ser um bom começo de temporada.

  7. No ano passado a Sauber liderou também, mas na hora da verdade não se saiu bem. Somente no Bahrien é que saberemos a verdade. Torço para que o carro da Williams seja realmente competitivo.

  8. Tomas, os jornalista que cobriram os teste de Jerez in loco, estão dizendo muitos projetista das outras equipes estão de olho no novo difusor da Mclaren que é diferenciado e que promete aumentar substancialmente o downforce. Tem alguaminformação?

    Abs

  9. Sou ferrarista, obviamente, e espero que isso não me influencie no meu comentário.
    A McLaren não fez nenhum tempo bom nos testes ainda. Não estaria na hora de, ao menos por marketing, fazê-lo? Pois bem, não fez, alguém aqui acha que a equipe inglesa possa ter errado a mão no projeto tão inovador?

    • Ee não torço para equipe nenhuma. E concordo. A Mclaren ainda não fez tempo com o novo carro. O melhor tempo deles foi do Button, mas ficou mais de 1 segundo atrás do Barrica.

    • Equipes pequenas precisa fazer para o marketing. Equipes grandes se concentram em disputar títulos.

      A McLaren colocou meio segundo na Red Bull. Você acha que isso quer dizer alguma coisa? Será que a Red Bull não deveria ter feito uma volta voadora pelo Marketing? Na história da F1 já tivemos por algumas vezes um carro campeão de um ano e no ano seguinte ele não continuar sendo o carro a ser batido.

      O que quero dizer é que analisar o desempenho das equipes nos testes soa como ejaculações precoces.
      🙂

  10. Torço pela Mercedes, mas com relação aos tempos dos testes é pouco significativo. O proprio Alonso disse que o mais importante é fazer Kilometragem no carro novo, esse discurso tb é adotado por Schumacher e varias outras equipes. Pode ate ser que a Mclaren tenha errado a mão, mas só saberemos no teste de qualificação do Bahrein, acho que as 4 grandes estão escondendo muita coisa ainda. Estão trabalhando na confiabilidade do carro e no entendimento do consumo de pneus, uma vez isso resolvido vão focar na melhora da performance nos proximos testes. Hj mesmo a Williams jogou pra torcida ao marcar aquele tempo, ou alguem acha que eles vão brigar la na frente do grid!?

    abs

  11. São tantas variaveis que é muito dificil saber o desempenho real de cada equipe, eles estão testando 4 tipos de pneus diferentes e pesos diferentes. Só levando isso em consideração, chegamos a uma variação de tempo de até 7 segundos no desempenho, de um pneu super macio de tanque vazio para um pneu duro e tanque cheio. Isso fora Kers, asa movel, Setup do carro, etc…

  12. Temporadas de testes… sempre nessa época tenho a ilusão de que posso especular com alguma exatidão o pouco volume de dados concretos… e mesmo assim mantenho esse constume e me divirto com ele, mas dentre todas as variaveis existentes nesses testes talvez a única que pode ser mensurada com alguma observação é sobre a falta de confiabilidade mecânica apresentada pela Sauber, Willians e a Mercedes de Rosberg e dentre elas torço para que a Willians e o Koba tenham essa dificuldades sanadas nos próximos testes.

  13. Bom ver Barrichello andando na frente, normalmente tem colocado tempo no companheiro Maldonado, mas…(sempre tem um mas!!!…rs), existem muitas variáveis em testes de pré temporada, só saberemos ao certo o potencial de cada equipe/piloto no início do campeonato em Março, até lá, é só especulação!
    TOMÁS!!…só uma sugestão a você; Já que teve problemas no PC, que tal pedir um Notebook de presente?…se um dos dois pifar, você assume o blog com o outro. O que não pode é você sumir assim…rsrs, sem contar que fica mal para o blog.

    • André, você não entendeu? O Tomas, esta aproveitando a fase de testes, para testar a galera, que pelo visto passou no teste, ninguém desistiu do blog, continuamos todos aqui, todos os dias, apesar do assunto não ser atualizado, todos nós, continuamos opinando e fazendo observações. Acho, que o Tomas deve estar feliz com o resultado, afinal, apesar do sumiço dele, ninguém deixou o blog, e as trocas de opinião, permaneceram, além é claro da preocupação de todos, com o repentino sumiço dele. Parabens Tomas, o blog mostrou força e uma galera cativa.

      • Newton! Até concordo com você, nós que somos assíduos participantes entendemos e logicamente que continuaremos a acessar e participar do blog. O problema, é que pode acontecer de novos participantes, (sem entender o que se passou) achar que o blog não tem atualização das notícias, rápidas (como deve ser um blog) e deixar de participar!

      • Publicitários do Blog…… descolar um patrocinio pro blog, que custeie um equipamento sem falhas para o editor….Estamos por aqui e quando começar a temporada continuaremos por aqui……..

      • Eu só quero saber como iam inventar esse PC infalível, rs!!!!!!! Mas o que aconteu com o Tomás acontece com qualquer pessoa. O nosso amigo conseguiu dar um susto na gente. Mas ainda bem que sabemos que é só por alguns dias. Esperamos que ele esteja de volta conosco o mais rápido possível!
        Uma boa semana para todos, galera!

    • Poxa Newton, a minha intenção não é testar ninguém, aliás, não gosto de ter o blog desatualizado, até porque gosto muito do que faço e da companhia de vocês, ms já que vem ao caso, todos estão nota 1000, mesmo não tendo assunto de novos artigos todos comentando sobre as novas notícias e etc, se foi teste, mesmo sem intenção, me agradou muito.

      Realmente isso mostra que o pessoal que acompanha o blog é fiel!!!

    • É engraçado que a matéria já intui que se a Ferrari escolher de cara um primeiro piloto, este será Fernando. Massa pode ter tido um 2010 ruim, mas isso não apaga seu retrospecto de bom piloto, nem dilui suas capacidades! Tomara que o tupiniquim venha forte em 2011!

  14. Se o Massa fizer frente ao Alonso, o bicho vai pegar dentro da Ferrari. O Alonso não é um cara facil.

    • O Massa precisa ter coragem de fechar a porta para o Alonso. Se fizer isso uma única vez o espanhol vai pensar duas vezes antes de atacá-lo novamente e isos já será um ganho psicológico. Bastou o Alonso levar o primeiro chega pra lá do Hamilton em 2007 e ele não conseguiu mais superer o inglês na pontuação do mundial. Não que o Massa seja do nível do Hamilton mas defender uma posição de pista (ou de entrada de boxes) não precisa ser tão genial para fazer. O Alonso se abala facilmente e Massa deveria se valer disso.

  15. Exatamente! Quer saber quando ele se mostrou submisso ao Alonso no ano passado? Quando ele deixou o espanhol ultrapassa-lo na entrada dos boxes (só não me lembro em que prova foi…rs). Alí, ele assumiu que era segundo piloto! Deveria ter jogado Alonso no guard-rail, justificava que não tinha visto o chorão ali, que não era local pra ultrapassar e tudo se resolvia. Alonso pensaria duas vezes antes de tentar algo de novo!

    • A Ferrari deve colocar um monte de cláusulas sobre forçar o companheiro o que leva o piloto a pensar duas vezes antes de qualquer coisa e atualmente o Alonso é o queridinho da Ferrari.

  16. Olá pessoal, estou escrevendo do meu celular para ver se a tática dá certo. Queria agradecer a todos vocês que estão mantendo o blog nesses meus dias de problemas com o PC, estou orgulhoso do apoio de todos neste momento difícil! Saibam que estou bem chateado por isso mas que estou fazendo o possível para comprar um novo, não vou deixar o blog morrer, já passei por um momento sem internet quando me mudei pra cá por 2 meses e antes da semana passada o blog estava em seu melhor momento, por isso peço apoio que juntos resistimos, logo já estarei de PC novo e voltando ao ritmo habitual. No mais desculpas a todos, amanhã já postarei novo artigo, abraços e obrigado por tudo, Tomás.

  17. Eu concordo com vocês o Massa deve dar um chute na bunda do Alonso, assim, que a situação se apresentar favoravel para isso. Com certeza ira arrumar uma briga gigantesca com a Ferrari, mas, o que preocupa realmente, é até onde a Ferrari pode levar essa briga. Ao meter os pés no fundilho do espanhol, o Massa, podera estar dando adeus a carreira, sera, que ele esta preparado para isso. Não levemos em conta a questão financeira, mas a paixão dos pilotos, ninguém gosta de encerrar a carreira prematuramente, principalmente quando é forçado por circunstancias, que irão assombra-lo pelo resto da vida, estara ele preparado para abandonar as pistas. Aqui sentado em frente ao meu PC., parece facil, mas eu não sou o piloto, não trabalhei a vida inteira para dirigir um FI., não vivo o circo da FI., tão intensamente, sou apenas um expectador/torcedor, sera, que se eu estivesse no lugar do Massa, eu tomaria atitude tão radical e detonaria o sonho de toda uma vida, ou começaria a trabalhar para deixar a Ferrari em busca de equipes mais “honestas”.

    • Porque acabou a carreira?? Existem várias equipes com potencial de levar Massa a ser campeão caso ele saia da Ferrari!!

      • Andre, por isso mencionei, que não sabia, até onde a Ferrari poderia levar essa briga. Você sabe, eu sei, que a Ferrari é muito forte e tem muita influencia, se quizer, pode acabar com a carreira do Massa na FI., garanto, que não tera muitas dificuldades para atingir seu objetivo.

  18. Eu acho qu eo lance não é arrumar treta e sim não facilitar. Descaradamente mete ro pé na bunda seria muito ruim para o Massa embora fosse ótimo para nós Brasileiros. Mas fechar a porta umas 2 ou 3 vezes ele pode muito bem fazer em defesa da posição. Agora, se for esperto e tiver a manha, pode até tirar o Alonso de uma ou outra corrida sem que isso pareça que foi por querer. Mas tem que ter coragem. Uma dividida de curva mais forte, deixando o carro escorregar já é o suficiente pra mandar o espanhol pra caixa de areia.

    • Você já parou para pensar, o que teria acontecido com o Massa, se ele e não o Alonso, tivesse provocado uma ultrapassagem na entrada dos boxes. Sera, que a Ferrari seria tão condescendente, veria a situação como coisa de corrida e deixaria para lá, e o Alonso, como reagiria. Se, o Massa fechar a porta e jogar o cara para fora da pista, pode acreditar, vai dar um barulho terrivel. Sua descrição do que fazer, para mim, é o tal chute na bunda, compreendeu.

      • Eu creio que naquela altura do campeonato se Massa tivesse fechado a frente do Alonso para entrar nos boxes, a Ferrari teria aceito na boa!! Ele justificaria dizendo que nao viu o Alonso, que não era lugar para dividir uma curva e que ele tinha a preferência, já que entrou primeiro. Massa foi submisso demais!!

      • Eu não coloquei o Massa, na posição em que estava, mas na posição do Alonso, que forçou a barra e o Massa cedeu. Continua a pergunta: se o Massa, tivesse vindo de trás e forçado a passagem sôbre o Alonso, qual seria a reação da Ferrari e do Alonso?

      • Se fosse o contrário acho que não daria nada porque era o começo da temporada. Mais para frente, principalmente após Alemnha, ia dar um burburinho legal.

        Quando eu digo qu eo Massa deve fazer algo, não é atravessar a pista inteira e jogar o carro pra cima do Alonso. É apenas e tão somente não aliviar. Mantém o carro na trajetória e deixa bater se tiver que bater. Se ele facilitar ao menos uma vez, vai ser jogado novamente para escanteio.

    • O Alonso de bobo não tem nada, esta sendo diplomatico nas respostas. Se tem uma coisa, que eu respeito nesse cara, é que lá no fundo, ele se acha o melhor e fim de papo. Ele corre para vencer sempre, não se intimida com nada e corre atras dos objetivos. Pilotos assim, são os vencedores da FI. Na FI., você pode até ser diplomatico, só não pode afinar na hora do pega.

      • Tipo ficar atrás do Petrov sem tentar nada? Na última corrida, sem ter nada mais nada nada menos que o título a perder…

      • O Alonso é muito bom piloto, senão o melhor da atualidade. Mas concordo com o Newton o cara no fundo ” se acha”. Em termos de personalidade o unico piloto que peita ele é o Schumacher. Com relação ao Massa, se ele quiser se impor, em 1º lugar ele deve ter um desempenho a altura do espanhol ou superior, ai sim tera algum respaldo da Ferrari. Caso contrario, ficar resmungando, “jogando pra fora”, fechando o Alonso, será um tiro no pé. Tem que buscar inspiração no que o Piquet fez com Mansel na Williams.

        Sacanear com inteligencia e ter desempenho de acordo.

        Abs.

      • djow, você tem toda razão, a FI., não é mais a mesma ha muito tempo. Mas, me garantiram, que vão colocar uma buzina no carro do Alonso, para essa temporada.

    • Na minha opinião, Vettel é momentaneamente o mais rápido. Tanto que 10 Poles em 2010 mostram isso, obviamente, com o RB6 em mãos. Agora, imaginando o que Lewis ou Alonso fariam na mesma máquina, a disputa é equilibrada. Em 2007 Hamilton se mostrou mais rápido, fez mais Poles, enfim.

      Mas no atual momento Alonso é mais completo.

    • Felipe Massa não precisa exatamente jogar o carro em cima, mas, mostrar velocidade nos treinos oficiais, ter regularidade e principalmente saber fechar a porta pro Alonso.

  19. o hamilton pra ser chamado de melhor entre os pilotos atuais a unica coisa que ele tem que fazer e ter calma ele e muito rapido e super agressivo ele faz ultrapassagens onde muitos nao fazem ,se ele tivesse terminado a corrida de monza em 4 e cingapura tambem em 4 hoje ele seria bicampeao mais ele n pensa muito no todo e sim no momento.
    rumo ao bi hamilton

  20. esquece tudo ,esse ano o massa tem que chutar o balde , esse e seu ultimo ano na ferrari entao ele tem mais do que nunca mostrar que tem personalidade de campeao e si tiver que ir contra as ordens que va , e com sertesa as outras equipes vao abrir as portas pra ele em 2012, se nao ganhar corridas , vai ganhar respeito ,esse alonso e um fraco afinou pro petrov , esse foi campeao por que o carro era otimo , e só.

  21. humilhanteo schumacher cada vez mais vem provando que sem carro ele não é nada!
    so venceu 7 titulos por que tinha o melhor carro piloto mais fajuto da historia da F1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s