Sobre o futuro de Kubica e seu substituto

O acidente cruel e grave de Kubica hoje de manhã em uma competição de Rali na Itália, onde sofreu fraturas múltiplas na mão, braço e perna direitos depois de colidir contra o muro de uma igreja e perder muita sangue como informou Eric Boullier abrem um vazio muito grande no projeto da Lotus Renault para 2011.

Neste momento Kubica está na sala de operação com os médicos tentando ao máximo reparar os danos em seus membros, o que já conseguiram com sucesso pois a amputação da mão fraturada já está fora de questão. Robert não passou bons momentos, já que desmaiou algumas vezes e acordou sem saber ao certo o que estava ocorrendo, mas o importante é que ele está vivo e, o melhor, relativamente bem.

É complicado dizer quanto tempo irá demorar uma recuperação se tudo ficar bem. Como ainda não temos muitas informações de atestados médicos sobre o real panorama da situação, dizer o hiato que Kubica permanecerá fora das pistas seria um tiro no escuro e um puro chute.

O certo é que até quinta, quando iniciam os treinos em Jerez, ele não estará. Já se fala no Twitter que pelo nível das fraturas nem sequer no Bahrein e pela metade da temporada. Eu me reservo o comentário, ainda, sobre quando ele irá voltar. Melhor esperar.

Mas tendo em vista que será um processo demorando de recuperação, automaticamente já se pensa em seu substituto nas corridas que ele estiver ausente.

O problema é grave em termos do desenvolvimento do R31. Robert saiu líder de Valência e toda a equipe se mostrou muito animada com o potencial da nova máquina, que lançou a inovação do escapamento frontal. E Kubica é o líder desta missão, ele é o piloto responsável por chefiar o avanço do carro e evoluí-lo ao máximo. Toda a equipe depositava as fichas nele para um 2011 promissor.

Só que não é de hoje que sabemos que Kubica adora correr de Rali, até colocando essa cláusula no contrato com a Renault – o que deixa ela impossibilitada de reclamar sobre a prática. Até planeja ser piloto da categoria depois de sair da Fórmula 1.

Com este acidente, a Renault perde seu primeiro piloto, e os reservas estão longe de serem experientes – Bruno Senna, Romain Grosjean, Jan Charouz, Ho-Ping Tung e Fairuz Fauzy.

Dos que já correm com F1, Romain teve uma passagem pela Renault em 2009 e Senna correu pela moribunda Hispania no ano passado.

Só que já sabemos que Eric Boullier afirmou que Bruno é a primeira opção por se algo ocorresse com um dos titulares. E, como aconteceu, o mais provável é que Bruno Senna seja titular na Lotus Renault em 2011 até Kubica poder voltar.

O panorama é o seguinte – A equipe perdeu seu principal piloto e agora terá que correr com Petrov (que cometeu vários erros em 2010 e está na corda bamba, mesmo com seu contrato renovado até o final de 2012) e o inexperiente Senna, que ainda não sabe ao certo o que é um Fórmula 1 de verdade depois de correr na Hispania.

Tirando toda a tristeza e por uma recuperação rápida de Kubica que eu peço, é uma oportunidade de ouro para Bruno. Esqueçam o acidente e as circunstâncias, por agora, e pensem em Senna. A Renault é uma equipe estabilizada, não sabemos se terá realmente um bom carro, mas se puder entrar no Q3 de sábado, a chance de Senna mostrar seu potencial são grandes.

Mesmo que seja por pouco tempo, ele terá que agarrar ela e se preparar com toda a sua força para compensar e ausência momentânea da Kubica. Sem colocar frases conspiratórias, eu digo que esta é a chance de sua vida de mostrar algo em um bom carro.

Sinceramente, do fundo do meu coração, desejo tudo de melhor a Kubica e uma melhora rápida. Também desejo que se Bruno realmente ocupar o seu lugar, mostre se é merecedor dessa vaga, algo que lhe pode abrir portas para 2012.

É uma oportunidade que o destino colocou, e sabe-se lá porque. No mais, é esperar e ver o que ocorre nos próximos dias. Nos comentários, deixem a sua opinião sobre a situação e, claro, FORZA KUBICA!

132 pensamentos sobre “Sobre o futuro de Kubica e seu substituto

  1. Duvido que Kubica volte no primeiro semestre de 2011, apesar de torcer para tal fato. Seu substituto deve ser Bruno, que vai pressionar Boullier pelo o que ele disse. Enfim: #ForçaKubica

  2. Sobre o Vitaly Petrov ele só mantem na vaga pelos investimentos que então vindo da Rússia para a F1 nos últimos tempos.

    • Exato. Adia a temporada que todos nós esperavamos dele para 2012, 2013, mas ele precisa se recuperar 100%. #ForçaKubica

  3. Entre todas as decepções desse inicio de temporada, essa foi a maior. Sempre tive muita fé, que o Kubica, seria o grande nome da FI., assim, que tivesse um carro nas mãos. Mãos alias, que agora, correm sérios riscos, apesar de descartada a possibilidade de amputação, pode ficar as sequelas. Realmente, esse acidente, me desanimou, não vejo condições do russo ou do brasileiro, desenvolverem o carro a contento, até pela falta de experiencia de ambos. A unica boa noticia que resta disso tudo, é que Kubica esta vivo e com boas chances de se recuperar, mas, podera ele continuar correndo. Se voltar a correr, não creio, que seja tão cedo, talvez, se tudo correr bem, no segundo semestre, isto, se as sequelas, não atrapalharem a sua pilotagem. Vou torcer muito, para que o melhor aconteça, que Kubica volte rapidinho, e ganhe aquele titulo mundial, que eu espero, que ele ganhe faz tempo.

  4. Pingback: Tweets that mention Sobre o futuro de Kubica e seu substituto « Blog Fórmula 1 -- Topsy.com

  5. Boa noite amigos.

    Antes do meu comentario desejo de todo coração a recuperação do Kubica, e que seu regresso a Formula 1 seja muito em breve.

    Bem olhando num outro angulo, Petrov tem a oportunidade de mostrar a equipe que ele pode ser um lider, alias eu penso que enquanto que o Kubica estiver ausente a equipa vai apostar todas as as fichas nele, uma vez que a par do Kubica ele acompanha o projecto de do carro assim como o seu densevolvimento. Por outro lado se o Bruno Senna for confirmado como o subistituto do Kubica ele terá uma oportunidade de ouro para aproveitar e de uma vez por toda ele tem que convecer os que nele vão apostar assim como os seus fãs. Porque se ele não aproveitar esta chance eu acredito que na Formula 1 o seu futuro estará ameaçado.

    Vamos todos rezar para que Kubica recupere rapidamente e volte a Formula 1 o mais rápido possivel. Um dos melhores pilotos da actualidade.

    Força Narigudo estamos contigo amigo.

  6. Se todas as noticias que estamos lendo sobre o acidente de Kubica até agora, acho pouco provável que ele volte a correr este ano, infelizmente. Quanto ao seu substituto fico ta torcida para que o Bruno Senna ocupe o posto, quem pode perder bastante em questões de desenvolvimentoé a Renaul (ou Lotus-Renault) que perde por enquanto um grande piloto e o “cara” que estava a frente do desenvolvimento do R31.Caso Bruno venha a assumir o lugar de Kubica mesmo (tô na torcida!) é a chance que ele sempre sonhou em ter para monstrar seu verdadeiro potêncial, se ele vier a pilotar mesmo pode confirmar mais do que nunca sua continuidade na F1 ou encerrar de vez sua carreira caso não tenha resultados ao menos iguais dos que o do Petrov.

  7. Kubica mereçe tudo de melhor na vida, sempre torci para que ele tivesse um carro que o colocasse no topo do mundo do automobilismo, agora que conseguiu algo melhor, acabou aconteçendo essa tragedia, mais tudo na vida tem um porque..

    Bruno Senna pode ser o primeiro na lista, mais há quem diga que Nick heidfeld pode entrar nessa briga e até mesmo jarno Trulli já que são pilotos diferentes, mais se Bruno mesmo assumir o posto na Lotus-Renault vai ser uma grande oportunidade para o pilot brasileiro..

    Força# Kubica

  8. Tomás, a verdade nua e crua é que a Lotus Renault, não tem um piloto reserva para Kubica e vai ser difícil conseguir alguém com seu nível, Kimi é o único piloto que poderia entrar nessa vaga e ter experiência de andar na frente, tem também o antigo companheiro na época da BMW, o resto é loteria, é arriscar muito.
    O projeto da equipe era esse ano vitórias e disputar realmente o título e agora???

  9. Não por desmerecer, mas sinceramente, nenhum dos 5 pilotos reservas da Renault vai ter capacidade de ‘amaciar’ e preparar o carro para a temporada. Acredito que o substituto deva vir de fora, pois tem toda uma equipe, muito dinheiro e investimento por trás.
    Por isso não aposto no primeiro-sobrinho, nem tampouco no Grosjean.
    Na minha opinião, vão chamar o Heidfeld para o desenvolvimento do carro e quando o polaco puder assumir seu posto, volta imediatamente…e que seja breve!

  10. Imprensa espanhola:

    Robert Kubica fue operado con éxito aunque necesitará casi un año para recuperarse totalmente de sus lesiones.

    El medico que lo opero dice que su mano requerira cuando menos un año para sanar. Estara 5 dias en Terapia Intensiva.

  11. Amigos concordo plenamente com o amigo Newton !
    Ao meu ver o kubica é a maior promessa do automobilismo , visto que acompanhei muito sua carreira na GP2 . Contudo o melhor de tudo é que o Polonês não corre o risco de perder as mãos .Em breve o mesmo estará de volta.
    Ao meu ver o melhor piloto Brasileiro na F1 é o Lucca de Grassi .
    Gostaria de ver o mesmno tendo uma boa oportunidade na F1 . Já o menino senna apenas leva o nome de seu tio que ao meu ver foi um mito e inigualável !

  12. O Kubica é sem duvida um dos melhores pilotos da atualidade, ja temos noticias de que a cirurgia correu tudo bem, ótimo!

    Agora, ele voltar a guiar vai levar um tempo muito grande ate se recuperar, eu penso que a Lotus Renault poderia sim dar a chance pro Bruno mostrar algum resultado…

  13. A Lotus deve fazer um revezamento de pilotos. Colocam o Bruno, se ele der certo, ok, fica lá, se não colocam o Grosjean, e assim vai.

  14. A Lotus Renault apostou pesado para 2011 e sinceramente não acredito que vão dar a Bruno Senna e a Petrov o objetivo estipulado por eles internamente. Tem algumas opções mais sensatas antes de chegar as opções dos 5 reservas. Mas é esperar pra ver. O importante é que Kubica esta vivo e que se recupere plenamente.

    • Concordo plenamente com o Marcelo. Se juntar todos os reservas e mais o Petrov, não dá meio Kubica. O investimento da equipe para brilhar neste ano prescinde de algo mais, ou melhor, muito maior. Portanto, não vão economizar para procurar algum piloto de maior experiência para desenvolver o carro e poder lutar por posições melhores no grid (e retorno financeiro, inclusive).
      Não é porque tem um brasileiro na fila que ele deverá ser o escolhido: todos sabemos que ele não tem cacife pra ser o lider do time, vai demorar bastante para ser lapidado a tanto. A equipe não vai esperar por isso…

  15. Desejo muito mais do q melhoras pra Kubica, muita saúde e uma recuperação muito rápida para ele. E muita sorte para Bruno Senna nessa nova equipe e se ele for realmente o reserva de Kubica muito mais do q sorte…”prove q é bom no q faz e dê muito mais do q esperanças para nós Brasileiros…”

  16. Pode esquecer F1, lesão grave na mão onde tem várias articulações, tem que passar por várias cirurgias. Pode até voltar a correr de F1, mas nunca mais vai pilotar como era antes, parte de sensibilidade fica comprometida, uma pena porque Kubica é um baita pilotaço, pode até ser competitivo em outra categoria, mas F1… Galvão deve estar fazendo festa, nessa hora nem lembra que os filhos correm de carro, mas ÉTICA nunca foi o forte do Galvão! Bruno Senna pode até pegar a vaga, mas não tem “bagagem” para substituir o polonês, mas seria interessante ver o sobrinho em uma equipe melhor…pelo talento Hülkenberg seria o piloto certo. Heidfeld pela experiência também seria boa opção(Trulli também, mas esta em fim de carreira), tem muita gente pedindo Kimi de volta, eu pessoalmente ia achar o máximo, mas dificilmente Kimi volta. Lembrem-se que a equipe mais que nunca precisa URGENTE de um piloto experiênte e bom de braço, e que goste de desenvolver equipamento,Kimi já disse que só voltaria se fosse em equipe de ponta, não para desenvolver equipamento. A equipe do polaco deve estar desesperada, tem muuuuuuuita grana na parada. Agora entendem porque Schumacher só escolheu “matar” a vontade nas motos(nas pistas) depois da aposentadoria…e o alemão não estava errado. Correr de Rally(ou moto) deve ser fora de série, mas é muito arriscado. Petrov vai ficar contrariado se Bruno pegar a vaga do Kubica, ele com certeza vai questionar: “Ok Bruno entra, mas na minha vaga, e eu assumo o lugar de Kubica, afinal sou o titular”, imagina a saia-justa. A equipe deve escolher um piloto experiênte, ou um fora de série, senão…adeus 2011!!!

  17. Tem muitos pilotos bons sem lugar. Heidfeld e Hulkemberg são dois deles. Bruno Senna tem chances, mas existe interesse em recolocar um piloto francês, e Grosjean é o mais cotado no momento.

    Para a Fórmula 1, a ausência de um talento como Kubica será uma perda, para a (Lotus) Renault idem. O polonês foi o principal responsável por levar a equipe francesa aos bons resultados ano passado. Petrov teve destaque na Hungria, e em Abu Dhabi, quando segurou o genioso Alonso durante boa parte da corrida.

  18. Minha opinião é igual a sua, Tomás. Independente das circunstâncias, que por sinal são oferecidas pelo risco iminente do automobilismo, Bruno tem nessa a chance da vida. No mais, o principal é a pronta e total recuperação de Kubica.
    FORZA ROBERT!

  19. que conversa é essa de hulkenberger e heidfeld ? o que o hulk fez em 2010? aquela poli foi uma sorte de estar no momento certo da pista e só.enquanto ao heidfeld , ja tem alemao ate demais na f1 ,meu amigo para quem passou um ano andando com a hispania ,pilotar esse carro da renalt vai ser tranquilo para o senna , eu nao entendo como é que o brunno iria mostrar seu talento com um carro que tomava 5 segundos por volta.o kimi tambem nao se mostra nem um pouco a fim de voltat para a f1. para mim a renault quando chamou o bruno ja visava subistituir o petrov caso ele nao desse resultados ate mesmo esse ano se fosse necessario.bruno senna me parece ser bem maduro e vai saber administrar essa pressao que todos vao fazer , podemos ter boas surpresas esse ano, acredito !!!!!!!!!!

  20. Kimi, Hulk, quem disse, que esses caras são bons desenvolvedores de carro? Kimi é um piloto, que mal fala bom dia para a equipe, como um cara assim vai conversar com uma equipe e ajudar a desenvolver um carro. Além de estar longe da FI., a tempo suficiente para necessitar de readaptação, então como desenvolver um carro. O Hulk, é principiante, tem o mesmo nivel de experiencia dos seus companheiros, que já estão lá na Lotus. A verdade, é que a Lotus/Renault, se ferrou, não tem ninguém disponivel, com a mesma competencia do Kubica e que a equipe possa contratar, se, eles não querem jogar dinheiro fora, o melhor é confiar nos reservas e aceitar, que o ano esta praticamente perdido, a não ser, que o carro seja tão bem nascido, que nem necessite de tantos ajustes. Quem sabe?

  21. Antes de tudo.
    Desejo uma excelente recuperação a Robert Kubica.
    Um cara que teve uma batalha em pista molhada com F. Massa no Japão em 2007 (sendo que um jogava o outro para fora da pista) e no fim da prova quando perguntado declara: “Foi divertido” – deve ter toda a corrente positiva de todos os fãs do automobilismo.

    Sobre o Bruno Senna. Olha cara, tudo o que disse sobre a possibilidade de chamarem outro piloto faz sentido no contexto de ser TALVEZ o melhor ano da Renault-Proton-Genii na F1. Mas veja bem, os testes até agora não diz nada da Renault ser o super carrão e nem o escapamento direcionado para o assoalho ser o diferencial competitivo definitivo.

    Se se confirmar o excelente projeto, temos uma situação intrigante. Li em blogs por aí que a entrada de B. Senna na Lotus foi uma cartada de um dos investidores, dêem caneladas se eu errar, mas parece que o cacique do B. Senna lá é o Gerard Lopez. O do Grojean seria a Renault Sports.

    Tá. Acho que pode se abrir uma guerra de executivos lá dentro. Para aplacar a guerra, viria os nomes “outsiders”. Senão, vamos supor a confirmação de Senna na Renault-Proton-Genii.

    IMAGINEM A PRESSÃO DO GALVÃO BUENO NO MOLEQUE !!!!!!!!!!!

    Acho que a empresária dele é a irmã ou prima, o nome dela é Bianca (caneladas se eu estiver errado). Por favor Bianca, isola o Bruno do Galvão “profeta” Bueno. POR FAVOR. Para o bem do próprio Bruno Senna.

    • Imaginem a Globo fazendo umas quinhentas matérias no globo espetacular, globo esporte, bem amigos… fazendo a analogia do Ayrton na Lotus T98 negra de 1986.

      Imaginem o Galvão Bueno ficar todo domingo de manhã falando: ” A mística do nome Senna voltou”.

      E se o Bruno emplaca uma pole? Vixxi, esse muleque vai ser muiiiiiiiiiiiito atasanado. Mas uma pressão comparável ao que o Rubinho sofreu ao ser apontado como o continuador da dinastia brasileira nas conquistas da F1 (Emerson nos 70’s, Piquet no 80’s, Ayrton no início dos 90’s).

  22. Na boa: duvido que Senna assuma o cockpit para a temporada toda. É mais provável que a Lotus Renault busque alguém mais gabaritado – a não ser que ele arrebente nos testes de Jerez.

  23. Eu sou fã do Kubica também. E como brasileiro, logicamente que gostaria de ver o Bruno Senna em uma equipe competitiva.
    É fato que a tristeza da fatalidade apaga o brilho da oportunidade que pode se abrir ao Bruno.
    Torço pela plena e rápida recuperação de Kubica e torço para que, caso ocorra mesmo a substituição de Kubica por Bruno, que esta ocorra da melhor maneira possível e que Bruno prove que tem competência.
    A pressão acontecerá com Bruno ou com qualquer outro brasileiro que possa vir a ocupar algum lugar promissor na F1.
    Infelizmente ou felizmente, somos todos viciados em glórias. Coisa que um grande piloto, e grande pessoa que foi Ayrton cultivou em cada um de nós, e claro, que foi e é exagerado e angustiantemente explorado pela Rede Globo.
    Vimos tantas vitórias que queremos mais!
    E essa cobrança cai em Rubinho, em Massa e em quem vier…
    Torço para que tudo acabe bem, tanto para Kubica quanto para Bruno.
    Abraço à todos.

  24. Tomada as devidas proporções, vejo esta situação de maneira muito similar a vivida pela Ferrari com o acidente de Massa na Hungria.
    -Rendimento: Somente Massa e Kimi conseguiam extrair o suficiente daquele carro da Ferrari para chegar ao Q3.
    – Baseando-se em 2010, somente kubica fazia isso com o carro da Renault.
    -1o Substituto: Na Ferrari, chamaram o piloto de testes e o camarada não segurou o rojão, nem no rendimento, nem na pressão da impressa.
    – Espero que Bruno Senna seja chamado e não dê uma de Badoer. Mas Grosjean, por ser francês, também tem chances muito boas.
    -Outras opções: Nem Fisichela, com toda a bagagem que muitos consideram importante, chegou perto do rendimento esperado ao assumir a Ferrari.
    – Se for pra chamar Hulk (uma grande promessa), acho que Senna tem mais chances, por já estar lá. Se a opção for alguém mais experiente: Kimi já disse que só quer equipe de ponta; em Trulli e Heidfeld, na minha opinião, parece que falta “fibra”… vontade de lutar, estilo Nico Rosberg só que com menos talento.

    Acredito que hoje, a maior ameaça a possibilidade de Senna assumir o cockpit é Romain Grosjean.

  25. Piloto que esteja ao nível de Kubica a um mês de iniciar a temporada??, acredito ser difícil, o pessoal fala de Hulkenberg, mas se esquecem de contratos e cláusulas que devem existir que tornam a idéia pouco viável e proibitiva. E na realidade, não acredito em todo esse potencial do Hulk não!!, ele marcou uma pole e só, poucas vezes andou a frente de Barrichello. Sou muito mais o Koba!…mas tem os mesmos problemas! Quanto ao Bruno, pode ser de início o mais indicado, dos reservas é o mais experiente, apesar de ter pilotado uma carroça e não um F1.

    • Realmente perigoso!!…e olha que os carros tem câmbio sequencial, que facilita um pouco a pilotagem!!

    • Quebrar a mão foi o de menos que poderia ter a acontecido nesse acidente.
      Só de não ter morrido já foi um milagre.
      #ForçaKubica

  26. Muito triste a situação, e um risco muito previsível uma vez que estamos falando de um acidente em uma corrida de rally.

    Torço para que Kubica se recupere totalmente, mas, pelo que estão relatando dos danos em sua mão e braço, talvez seja um pouco complicado falar em prazo.

    Ainda assim acho o comportamento do Polonês uma irresponsabilidade, pois não acho razoável que um piloto de F1 titular deva participar de outras modalidades durante a temporada de F1, aliás, se eu fosse dono de equipe proibiria qualquer esporte radical.

    Agora, se tivesse que escolher um piloto para substituir Kubica seria sem dúvida o Hulkemberg, infinitamente superior ao Bruno Senna.

    • Cassius, acho que independente de uma proibição por parte das equipes (que deve existir), os pilotos são mega-profissionais e deveriam ter bom senso no que fazem extra pista. Mas cada um tem suas convicções.

      Abç

    • Não vejo isso como irresponsabilidade. A equipe concordou com o pedido do piloto (por contrato) de participar de algumas provas de rali. Para ele o rali é um hobby, porém tão perigoso quanto sua profissão na F1. Eu sou contador e comparo essa situação, já aconteceu aqui na empresa, com a prática do “futebol de fim de semana”. Uma luxação/torção que um individuo sofrer é o suficiente para que ele fique afastado de sua atividade por um tempo muito grande. Fatalidade, talvez seja o melhor sinônimo do que ocorreu

  27. As ultimas noticias, sobre o estado de saude de Kubica, são bastante auspiciosas. Ele foi acordado hoje pela manhã, conversou com o médico, que o colocou a par da sua situação. Outras pessoas, que tiveram contato com o piloto, dizem, que apesar dos sérios problemas fisicos, o piloto conversa e demonstra estar bem lucido e suas funções motoras estão em ordem. A má noticia, é que a previsão do médico informa, que antes de 1 ano, a mão não estara completamente recuperada, ainda segundo o médico, a irrigação sanguinia na mão esta dentro das expectativas, informações mais precisas, só em 6 dias. Angustiante agora, é aguardar pela recuperação plena do piloto, para que ele possa voltar a pilotar, o que segundo os médicos, ainda não podem garantir.

  28. Conforme comentei e muitos tb comentaram, a Lotus Renault deve procurar outras opções. O Bruno só terá alguma chance se for escalado para os testes de Jerez, e se voar com a Lotus Renault. Segue abaixo a declaração do chefe da Lotus na manhã de hoje:

    “Claro que já começamos a pensar num plano de contingência”, declarou Boullier. “Ele (Kubica) está fora definitivamente por alguns meses, mas espero que a recuperação seja mais rápida do que um ano. Mas hoje é muito cedo para saber exatamente quanto tempo vai levar. Se for uma substituição a curto prazo, nós vamos usar um de nossos reservas. Se durar mais, temos de considerar opções diferentes”, admitiu.

  29. As especulações já partem para o lado de pilotos mais experientes, que vão desde Kimi Raikkonen, que tirou ano sabático da F1 em 2010 e está envolvido com o WRC, passam por Nick Heidfeld e Vitantonio Liuzzi, atualmente sem vaga no grid, e chegam ate a Nico Hulk.

  30. Sei que um acidente nada tem a ver com outro, mas me lembro do Cristiano da Matta que depois do acidente levou mais de um ano para se recuperar, e tentou voltar algumas em algumas modalidades, mas acabou na F. Truck.

  31. Não acredito que a Renaut de essa chance ao Senna. Com certeza, eles vão procurar um piloto experiente e comprovadamente rapido, coisa que o sennna não mostrou até agora.

    • Tambem, mostrar como, esqueceu, que ele corria de Hispania o ano passado. Eu, acho, que o Bruno Senna, não é solução para a Lotus/Renault, por outros motivos, esse não serve de parametro, pois até agora, não teve carro para correr de FI.

  32. A Renault nos testes do dia 10 deveria deixar o Petrov sem correr e testar o Bruno e um piloto mais experiente que venha de fora.
    Eu indico o Hiedfild pela qualidade e experiência com os pneus da Pirelli.

  33. uma certa vez o frank willianz disse que o hulk ganhou tudo no primeiro ano na formula 3 na gp2 e o frank willianz ainda falou assim que a unica pessoa que ganhou tudo no primeiro ano ate chegar a formula 1 foi o hamilton e que nao precisava falar mais nada sobre o hulk.
    ele e bom so nao teve sorte,ele merece essa vaga.

    • O Hulk é bom sim, mas, a Renault precisa de um 1° piloto mais experiente para desenvolver o carro e por a equipe num caminho.

  34. Tomás, está tudo bem? Você está sempre fazendo rapidamente os posts sobre novos carros. Espero que esteja tudo ok.

    • Iria exatamente postar sobre a ausência do Tomás no blog! Será que foi por causa da volta as aulas? Abraço

      • Bom, enquanto nosso amigo Thomas encapa os livros novos (rs…), nós podemos nos adiantando nas discussões sobre os novos carros.
        A Hispania, por exemplo, lançou seu carro. E, na minha modéstia opinião, alcançou um feito: deixou de ter o carro mais feio do grid.
        Outros 2 detalhes: o projeto foi feito pela equipe, não mais pela Dallara; e apresenta pouquíssimos patrocinadores. Será que sobrevive até o meio do campeonato?

      • Fala Vito, vi o carro da Hispania tbm, achei muito bonita a pintura! Mas será que aquele carro realmente existe?…rs tenho minhas dúvidas, vc reparou que copiaram aquela “mini” barbatana de tubarão dos carros da RedBull? … Abraço

      • Imagina se as coisas estão mal na Hispania, o carro lançado (segundo o site do Globo Esporte) ainda está em simulação de computador e tem espaços do tipo “anuncie aqui”…meu Deus!! O carro pode até ser uma bomba, mas as cores estão mais bonitas!!…é um consolo…rs

  35. Acho pouco provavel que Kubica volte este ano, mesmo tendo toda sorte de recursos a sua disposição. Sofri um acidente ha um ano e quebrei o femur e mesmo com a melhor tecnologia disponivel ainda tenho algumas sequelas na perna fraturada. Após seis meses ainda sentia dores e desconforto além de depender de muletas. O nivel de estresse fisico que ele passou vai requerer um bom tempo de recuperação. Desejo melhoras a ele.

  36. tem que ser um piloto bom de nivel ou o hulk ou o kimi bruno senna eu não colocaria não…… a equipe tem que ter um piloto experiente para passar essa experiencia para os novatos….

  37. Segundo os medicos os movimentos ( força, reflexo, etc..) não voltarão a ser como antes, ou seja 100%. Agora somente com o tempo eles poderão afirmar o qto ele ficara bom. As lesões foram muito profundas nos ossos e nervos, não sei se todos viram a foto do guard rail atravessado no carro da frente até o porta malas, realmente impressionante. Mais alguns cm para o lado direito o acidente seria fatal. Graças a Deus ele ter sobrevivido ! Agora é torcer par ele se recuperar o melhor e mais breve possivel. Força Kubica!

  38. Boa noite companheiros.

    Noticias da ultima hora: Chefe da Renault declara que a vaga de Kubica no time está entre os tres pilotos: Bruno Senna, Nick Hifield e Luizzi. Para mim o Luizzi está fora do baralho , se com a force India não conseguiu, mostrar nada imagina com uma Renault.

    • Pois é, também fiquei sabendo disso e concordo parcialmente com você: Liuzzi é a 3a opção.
      Honestamente, acho que Heidfeld obteria mais resultados que Bruno, mas já está em final de carreira.
      Por outro lado, se for pesar a possibilidade de angariar patrocínios, chamar atenção da mídia e preparar um piloto, Senna tem mais chances.
      Deixando a razão de lado, tô torcendo muito para Bruno ter esta oportunidade. Sei que é numa oportunidade não muito agradável (acidente de um colega), mas é A OPORTUNIDADE.

  39. Graças a Deus o Kubica está fora de perigo.

    Agora sobre o seu substituto: Tomara que o Bruno Senna seja o escolhido, mas não sei não.

  40. para tudo!!!!gente a renault perdeu por enquanto seu melhor piloto. hoje em dia pelo que eu entendo de formula 1 , todas as reaçoes do carro sao passadas automaticamente aos engenheiros,e cabe à eles acharem o maior equilibrio possivel combinado ao estilo de cada piloto, ao piloto cabe a missao de fazer o melhor tempo possivel, administrar bem o equipamento o tempo todo,Bruno Senna se mostrou ser muito centrado e absolutamente conpetente.basta ver a rapidez com que ele chegou a f1 . eu quero saber o que mostraram heidfeld e liuzzi, passaram quase que despercebidos na f1 . acho que pra quem ja esta no prejuiso a renault tem que apostar na juventude e na vontade de Senna , os outros nao tem mais o que mostrar ja tiveram suas chances em equipes medias e nada. se experiencia do piloto valece tanto o shumi nao tinha tomado um banho do rosberg em 2010. para mim nesse tipo de esport o talento so aparece se for junto com a motivaçao.temos o exemplo do Kimi , alem de rapido era muito frio, mas perdeu a motivaçao. o mesmo esta acontecendo com o hamilton, e mais estao se esquecendo que o petrov na ultima corrida do ano mostrou que tem personalidade pra brigar . coloca o Bruno pra testar o mais rapido possivel pra ele se adaptar ao carro que voces vao ver!!!!!!!!

    • Também não gosto do Liuzzi, mas, o Heidfild eu acho ele bom chegou a superar o Kubica algumas vezes e ele tem experiência nos pneus da Pirelli.

    • Willian, você tem razão em seus comentarios, só, que o Bruno, é Senna, e a torcida brasileira, não vai perdoar qualquer deslize do piloto. Afinal, desde que o Ayrton nos deixou em 94, que a torcida só faz malhar os pilotos brasileiros, isso acaba contaminando a cabeça do piloto, que por mais preparado, que esteja, acaba perdendo o foco. Se você abrir os blogs por ai, qualquer piloto brasileiro, mesmo o Bruno, que ainda nem teve uma chance real de mostrar serviço, é considerado um cabeça de bagre, para a nossa torcida, bom é o fulano ou sicrano, desde que não seja da terrinha. Assim, como o entusiasmo da torcida pode levar times e pilotos a vitória, tudo que vi até hoje de grande parte de nossa torcida, fatalmente leva o piloto para o fundo do poço.

      TOMAS, onde foi, que você se meteu cara, estamos todos preocupados com o seu silencio, dá um alô pra galera.

  41. A Lotus Renault anunciou que esta entre 3 pilotos: Senna, Heidfeld, Liuzzi.

    Acho que o Heidfeld assina contrato ate pra correr de graça, na Europa dizem que é o favorito a vaga. Senna só pilota se o contrato que ele assinou prever isso (toda situação), e ele tenha força para fazer cumpri-lo. Liuzzi sera a ultima opção, acho que poquissima chance.

  42. Tenho dó da pressão que os que não entendem porcaria nenhuma de F1 irão fazer sobre o Bruno. Mas vale lembrar que ele deu uma sova no Petrov na GP2.

  43. tenho a impressao que o nosso amigo Tomas viajou para Jarez de la Frontera acompanhar os treinos mais proximo possivel e depois tem uma audienciazinha com Robert Kubica….

    Tomas cade voce?

  44. Bem que algum amigo, ou parente do Tomás poderia nos dar uma referencia de onde foi parar ele.

    #TomasTaMeOuvindo

  45. NINGUÉM CONSEGUIU FALAR COM O TOMÁS?

    ÀS vezes desaparece por problemas de ligação à Net…mas sempre arranjava maneira de ir ao cibercafé ou lá o que era…

    se alguém tiver notícias que dê que já era hora…

    Abraço

  46. Estamos todos na torcida para que o Tomás responda!
    Procura-se um Tomás, nosso amigo aqui do blog! URGENTE!
    #TomasTaMeOuvindo

  47. Amigos ninguem tem o contacto telefonico do Tomás?

    Realmente esta situação é preocupante.

    Por favor se alguem saber algo acerca dele avise-nos.

    Estamos preocupados.

    Apareça Tomas.

  48. Eu sou brasileiro e estou torcendo pelo Bruno nesse teste pela vaga, pelas suas decisões de não correr em outra categoria em 2009 quando ficou sem a vaga na Honda e esse ano mesmo onde Bruno iria passar mais um ano parado só como piloto reserva, penso que ele não precisa aprender mais nada, é entrar na pista e superar um piloto que tem experiência, números de participações em corrida da F1 de 175, mais não é um piloto fora de serie, foi superado a pouco pelo piloto japonês na Sauber.
    Na vida tomamos decisões que podem mudar totalmente nossas vidas, Kubica, Webber e o Bruno, não podem depois reclamar do azar.

    • É uma prova de fogo para ele. Tem de andar rápido e mostrar que pode ajudar no desenvolvimento do carro. Heidfeld é o favorito e, até que se prove o contrário, o mais preparado, o melhor para ocupar a vaga de Robert.

  49. Espero que isto seja estudo para testes ou castigo por tirar más classificações…

    Alguém sabe o nome do Pai do Tomás ou númrdomicilio ou

  50. número de telefone do domicilio para fazer uma chamada sem ser a pagar no destinatário..ou até direcção postal, por aí se pode obter o numero de telefone ou a Empresa onde trabalha o Pai do Tomás. Nome da Empresa era um bom dado…se alguém tiver e me passar, Agradeço

    sennastirling@gmail.com

    Abraço

    • Os pais dele trabalham por conta própria. Acho que quem pode ter algum contato telefônico é o pessoal da direção do Podium. Será que eles fornecem para a gente?
      #TomasTaMeOuvindo

  51. É preocupante esse sumiço do Tomas. Mais preocupante ainda, é que ninguém consegue nenhuma informação, sôbre o que esta acontecendo. Alguém por ai sabe, o nome da cidade onde ele mora na Argentina, quem sabe, não estão com algum problema de energia ou coisa parecida na cidade, através da internet, quem sabe a gente não descobre. Se alguém tiver alguma noticia, avisa a gente. Tomas, estamos preocupados com você.

  52. Vamos torcer para que seja só um problema de conexão com o Tomás. Talvez ele tenha que fazer uma viagem às pressas e está sem internet.
    O Tomás dessa vez conseguiu dar um susto na gente.
    #TomasTaMeOuvindo

  53. TESTES EM JEREZ: MASSA LIDERA PELA MANHÃ

    1. Felipe Massa, Ferrari – 1min20s709
    2. Sergio Pérez, Sauber – 1min21s483
    3. Daniel Ricciardo, Red Bull – 1min21s755
    4. Lewis Hamilton, McLaren – 1min21s914
    5. Mark Webber, Red Bull – 1min22s257
    6. Vitaly Petrov, Lotus Renault – 1min22s453
    7. Jarno Trulli, Team Lotus – 1min24s792
    8. Nico Rosberg, Mercedes – 1min24s805

    http://porforadosboxes.wordpress.com/2011/02/10/testes-em-jerez-dia-1/

  54. Há dois Tomás Motta em Buenos Aires

    vamos rezar para ele se chamar como o Pai..

    @RENAN não sabe se é Merlo ou Gerli a localidade em Buenos Aires?

    Abraço

  55. OI PESSOAL!

    Muito obrigado pela preocupação de vocês com minha ausência, realmente fiquei emocionado com todas essas mensagens pelo meu “sumiço”.

    Bom, deixa esclarecer de vez o que aconteceu: Domingo a noite, pelas 22:00hs, o meu computador simplesmente desligou, sozinho, do nada. Levei para arrumar sò segunda a tarde, (já tinha perdido o lançamento da Virgin). Só terça me informaram que o problema era grave, havia queimado a principal peça de funcionamento e encontrá-la não é fácil – já é quinta e até agora nada.

    Estou em um Cyber Café, escrevendo em um teclado horrível e sem saber nada dos carros da Virgin, Force India, situação de Kubica e testes que recomeçam hoje, além de agora ver que Ferrari trocou o nome do seu carro.

    Não aconteceu nada de grave, estou bem, sòó que sem coputador e bem chateado pois justo agora que o blog está crescendo, enfim, vou tentar reparar a ausência e ter meu PC o mais rápido possível.

    Obrigado pela preocupação, sinceramente, vocês são demais!!!

      • opá Tomás que bom que não foi nada grave! ficar sem computador definitivamente não dá, mas que bom que vc esta “sobrevivendo”…rsrs

        Abraço, Lucas Mendonça

    • Bem.. ainda bem… já o fazia numa praia de Viña del Mar com a nova Valeria Mazza aí do pedaço embora isso se ela fôr maior deva ser corrupção de menor…

      Quando fôr assim vá logo a esse cybercafé avisar, né!!!!

      Abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s