Testes pré-temporada 2011 – Dia #2

Mais um dia (inconcluso) dos testes pré-temporada 2011, onde a maior novidade girou em torno da estreia da Lotus “verde” na pista, que, aliás, foi negativa, com problemas hidráulicos que não deixaram Kovalainen rodar mais do que 15 voltas e sair do último lugar da tabela de posições, que, na verdade, não importam muito até que McLaren, Force India, Virgin e Hispania (esta última apenas no Bahrein) levem seus carros para a pista.

Porém, o que mais se comenta no paddock nestes instantes são o problema de degradação (mais do que esperada) dos pneus Pirelli, que parecem ser um desastre e não há solução prévia rápida – o que já é uma tremenda dor de cabeça nas equipes e, principalmente, pilotos, que estão reclamando do equilíbrio do carro.

Alonso mais uma vez rodou várias voltas – 108, apenas perdendo para Di Resta) testando pneus e aerodinâmica, terminando com o melhor tempo, notavelmente mais baixo do que o conquistado ontem. A verdade é que com a ausência de Vettel (que correu apenas 43 voltas) deixou a tarefa de encerrar em primeiro mais fácil.

Enquanto isso, existem vários rumores sobre o carro da Williams, o FW33, não estar correspondendo as expectativas, sendo muito ruim e exigindo mudanças já, como expressou o insider Will Buxton. É esperar por mais dias para ver a real situação da equipe de Grove.

Mesmo assim, até a segunda rodada os tempos são o que menos irão importar- no momento, estudar e testar o Kers, asa traseira móvel e pneus Pirelli (principalmente) são as missões mais importantes.

Dito isso, fiquem com a lista de tempos finais de hoje em Ricardo Tormo:

  1. Fernando Alonso (Ferrari) 1:13.307 — (108 voltas)
  2. Sebastian Vettel (Red Bull) 1:13.614 +0.307 (43)
  3. Paul Di Resta (Force India) 1:13.844 +0.537 (111)
  4. Lewis Hamilton (McLaren) 1.14.353 +1.046 (83)
  5. Robert Kubica (Lotus Renault) 1:14.412 +1.105 (104)
  6. Narain Karthikeyan (Hispania) 1:14.472 +1.165 (80)
  7. Nico Rosberg (Mercedes) 1:14.645 +1.338 (69)
  8. Timo Glock (Virgin) 1:15.408 +2.101 (34)
  9. Rubens Barrichello (Williams) 1:16.023 +2.716 (50)
  10. Sergio Perez (Sauber) 1:16.198 +2.891 (42)
  11. Pastor Maldonado (Williams) 1:16.266 +2.959 (29)
  12. Sebastién Buemi (Toro Rosso) 1:16.359 +3.052 (46)
  13. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:16.474 +3.167 (64)
  14. Mark Webber (Red Bull) 1:17.365 +4.058 (17)
  15. Heikki Kovalainen (Lotus) 1:20.649 +7.342 (15)

Preview>

O dia de ontem foi mais do que inconcluso para (os que esperavam) ter algum dado confiável sobre o potencial dos carros já nas primeiras horas de testes. A verdade é que o processo de afirmação dos projetos nas novas características irá demorar um pouco – tanto que os novos modelos gastaram os compostos Pirelli pela primeira vez no asfalto de Ricardo Tormo.

Isso sem contar McLaren e Force India, por exemplo, que estão participando desta primeira rodada com os carros do ano passado. Hoje é a vez da Lotus colocar de uma vez por todas seu T128 na pista e realizar as primeiras avaliações em um carro que tem uma certa expectativa girando em torno.

De produtivo ontem, apenas as falas dos pilotos sobre o aprendizado com os pneus Pirelli, a Asa Traseira Móvel e KERS- Rosberg e Alonso foram os que mais se espalharam nesses quesitos, sendo que Rubens também esclareceu a questão de como está o FW33- Que não andou bem ontem, apesar de não sabermos o setup e objetivo diário da equipe de Grove.

Hoje também entram em cena Webber, Hamilton, Kubica, Maldonado, Perez, Buemi e Kovalainen. Abaixo, quem corre neste dia:

  1. Sebastian Vettel (Red Bull) AM
  2. Mark Webber (Red Bull) PM
  3. Lewis Hamilton (McLaren)
  4. Fernando Alonso (Ferrari)
  5. Nico Rosberg (Mercedes)
  6. Robert Kubica (Renault)
  7. Rubens Barrichello (Williams) AM
  8. Pastor Maldonado (Williams) PM
  9. Paul di Resta (Force India)
  10. Sergio Perez (Sauber)
  11. Sebastien Buemi (Toro Rosso)
  12. Heikki Kovalainen (Lotus)
  13. Narain Karthikeyan (Hispania)
  14. Jerome D’Ambrosio (Virgin)

Para acompanhar ao vivo:

F1-Direct

Na sessão de comentários, qualquer notícia, link, foto ou artigo interessante pode ser postada, além da discussão sobre os testes que começam às 6 da manhã (horário de Brasília). Conto com vocês!

101 pensamentos sobre “Testes pré-temporada 2011 – Dia #2

  1. Pingback: Tweets that mention Testes pré-temporada 2011 – Dia #2 « Blog Fórmula 1 -- Topsy.com

      • Vdd!!!

        1 S.Vettel Red Bull 1:13.614 +-.— 14
        2 L.Hamilton McLaren 1:14.701 +-.— 9
        3 P.Di Resta Force India 1:15.314 +-.— 9
        4 R.Kubica Lotus Renault 1:15.361 +-.— 12
        5 J.Alguersuari Toro Rosso 1:16.591 +-.— 26
        6 N.Rosberg Mercedes 1:17.627 +-.— 13
        7 R.Barrichello Williams 1:18.565 +-.— 5
        8 N.Karthikeyan Hrt F1 1:18.974 +-.— 15
        9 T.Glock Virgin F1 1:19.533 +-.— 7
        10 F.Alonso Ferrari 1:24.706 +-.— 13
        11 S.Perez Sauber 1:37.861 +-.— 8

        To ancioso pra ver o Tempo da Lotus-Verde…rs

    • Concerteza sim, esses primeiros testes as equipes utilizam mais para fins de testes mesmo vamos esperar para ver os tempos mais ao final do dia, sabe quando que o Massa irá testar?

      • O Massa so testa amanha.

        Mas é injusto como Alonso testa dois dias e o Massa so testa um dia?

        Pelo menos deveria fazer como as outras equipas que estão a dividir os tres dias em 50%

      • O Alinso está acertando o carro pro Massa? Isso é que é ser primeirão!!

      • Edgas, alguém tem que começar. Na próxima rodada essa diferença já se equivale. Mas no final, Alonso testará 8 dias e Massa 7.

  2. UPDATE:
    1º Sebastian Vettel Red Bull 00:01’13”614
    .2º Fernando Alonso Ferrari 00:01’14”111 00:00’00”497
    .3º Paul Di Resta Force India 00:01’14”199 00:00’00”585
    .4º Lewis Hamilton McLaren 00:01’14”701 00:00’01”087
    .5º Robert Kubica Lotus-Renault 00:01’14”832 00:00’01”218
    .6º Nico Rosberg MercedesGP 00:01’15”383 00:00’01”769
    .7º Jaime Alguersuari Toro Rosso 00:01’16”474 00:00’02”860
    .8º Sergio Perez Sauber 00:01’17”019 00:00’03”405
    .9º Timo Glock Virgin 00:01’17”228 00:00’03”614
    .10º Rubens Barrichello Williams 00:01’17”344 00:00’03”730
    .11º Naraim Karthikeyan HRT 00:01’18”974 00:00’05”360
    .12º Mark Webber Red Bull 00:01’99”999 00:01’26”385
    .13º Sebastian Buemi Toro Rosso 00:01’99”999 00:01’26”385
    .14º Pastor Maldonado Williams 00:01’99”999 00:01’26”385
    .15º Hikki Kovalainen Lotus 00:01’99”999 00:01’26”385
    .16º Gerome D’Ambrosio Virgin Racing 00:01’99”999 00:01’26”385

  3. Bom dia a todos !

    Ainda que os tempos não sejam tão importantes a essa altura dos testes, começo a ficar preocupado com esse “dominio” da Red Bull.

  4. Li em uma entrevista com o Barrichello que ele afirma não estar preocupado com o seu tempo nos testes, avaliaram vários componentes, entre eles a asa traseira e o kers ( que teve problemas) e ele afirmou que andou o tempo todo de tanque cheio. Veremos…espero que ele esteja certo! Estou confiante que a Williams acertou neste projeto!

    • Andre: Barrichelo todos os anos nso testes de inverno diz sempre a mesma coisa.« Estou optimista; andei de tanque cheio; estamos a testar novos componentes, bla, bla, e mais bla» .No fim o resultado é o mesmo. Eu conheço o cara, quando o campeonato começar vem as desculpas.

      • Gosto do Barrica, mas ele cria muitas expectativas em vão. Mesmo que a Willians tenha um bom projeto não terá gás ($$$$$) para o desenvolvimento ate o final da temporada.

      • Edgas:
        De onde você conhece ele??…São Paulo??…rsrs…Ok, sei o que ele sempre fala, mas o carro não andar no ano passado não foi culpa dele, concorda? Aliás ele tirou leite de pedra com o FW32. Temos que esperar para ver, mas gosto da maneira otimista com que barrichello trabalha!

  5. Cheguei tarde, mas estou aqui. Até o momento:

    1 F.Alonso Ferrari
    1:13.307

    +-.— 60
    2 S.Vettel Red Bull 1:13.614 +-.— 44
    3 P.Di Resta Force India 1:13.844 +-.— 64
    4 R.Kubica Lotus Renault 1:14.412 +-.— 55
    5 L.Hamilton McLaren 1:14.701 +-.— 52
    6 N.Rosberg Mercedes
    1:15.383
    +-.— 37
    7 T.Glock Virgin F1 1:15.408 +-.— 24
    8 R.Barrichello Williams 1:16.023 +-.— 49
    9 S.Perez Sauber 1:16.198 +-.— 40
    10 J.Alguersuari Toro Rosso 1:16.474 +-.— 65
    11 N.Karthikeyan Hrt F1 1:17.823 +-.— 51
    12 S.Buemi Toro Rosso 1:19.459 +-.— 6
    13 H.Kovalainen Team Lotus 1:20.649 +-.— 12

  6. Sai Rubens, entra Maldonado.

    News:

    Alonso critica grande desgaste dos pneus Pirelli.

    Mas não era essa a proposta, maior desgaste para corridas emocionantes e imprevisíveis? É…

  7. Tens feito um grande trabalho Tomás. A dmiro muito o teu trabalho e sempre admirei. Sinto me feliz em nos manter informado a tempo e hora. O teu blog para mim é o meu companheiro diario, por dia passo cerca de 6 vezes. Neste momento como estou de ferias no serviço, estou constantemente no blog. Hoje acordei 6:00 da manhã(horas de Angola) e fui logo para o blog ver as novas materias.

    Obrigado por tudo Tomás

  8. McLaren e Mercedes terão sistema de exaustão à la Renault! É assim, mostrou, a exclusividade dura pouco. Deveriam ter disfarçado, como a Red Bull em 2010. Enfim, vamos ver como irão copiar, eu falei que não ia ser difícil.

  9. pelo andar da carruagem a briga vai ser mesmo entre ferrari e rbr , eu quero saber por que a ferrari nao coloca logo o massa na pista, sera que ta com receio do massa bater o tempo de alonso ? se alonso nao se adaptar bem aos peneus vai ser uma choradeira só!!!!!!!!!!!!!

  10. Problemas na Lotus, testes encerrados para ela por hoje. Problemas hidráulicos, irão para a Inglaterra resolver estes problemas e voltar para ter tudo pronto amanhã de manhã.

  11. Willian Ceolin no seu blog nos traz este artigo interessante:
    Após testar o F150 em Valência, Fernando Alonso se mostrou preocupado com o desenvolvimento dos pneus Pirelli. Em entrevista ao periódico alemão Auto Motor und Sport, o piloto espanhol reclamou da deterioração dos pneus, principalmente os traseiros.

    Certa fragilidade dos compostos já era esperada, pois era um pedido da FOM para “melhorar o espetáculo”. Porém, os pneus estão se deteriorando muito mais rápido do que se esperava, o que estaria dificultando demais a vida dos pilotos e equipes.

    Alonso argumenta que a fragilidade dos novos pneus estaria dificultando a tomada de tempos de volta consistentes. Dando uma olhada nos seus stints longos de ontem, ele realmente parece ter razão. Em questão de oito voltas, os tempos chegavam a variar até dois segundos. E o mesmo aconteceu com outros pilotos em alguns stints longos. Vejam a variação dos tempos de Sebastian Vettel em um de seus stints, por exemplo:

    01:16.929
    01:18.010
    01:13.769
    01:14.330
    01:31.413
    01:14.578
    01:27.372
    01:15.201
    01:36.098
    01:14.827
    01:14.573

    Essa dificuldade com os novos pneus tem levado alguns especialistas a questionar até mesmo a segurança dos compostos. O site “Pitpass” conversou com alguns engenheiros e ouviu que “os pneus Pirelli são tão ruins que poderiam ser considerados perigosos”.

    Segundo o site, ainda, até funcionários da Pirelli estariam preocupados. Alguns teriam descrito a situação como “um desastre esperando para acontecer”.

    • Oba.

      Tomás se esta situação continuar, a FIA não pode convecer a Brigestone retornar a categoria? Pelo menos 1 ou 2 anos até que a Pirelli resolva de uma vez por toda esta questão dos pneus. Porque se eles estão assim tão ruim duvido muito que em pouco tempo eles resolvam..

      • Não, isso é praticamente impossível, mas no fim a culpa é da FIA em confirmar tão tarde o anúncio da Pirelli. Se agora começou ruim, deve continuar, ou disfarçando essa situação ao máximo. Post sobre isso logo depois.

    • Alguém não chegou a dizer que o estilo de pilotagem do Alonso iria favorece-lo junto aos pneus Pirelli? se não me engano foi o Pedro de La Rosa…rs

  12. Will Buxton:

    “Sei que é apenas o segundo dia de testes mas estou preocupado com a Williams. Rubens não conseguiu esconder seu desapontamento ontém. Ele falou que grandes mudanças são necessárias.”

  13. Segundo informações anteriores, hoje haveria revezamento na dupla de pilotos, mas parece, que isso não acontecera. Quem sabe amanhã, até lá.

  14. RESULTADOS FINAIS-

    Fernando Alonso (Ferrari) 1:13.307 — (108 voltas)
    Sebastian Vettel (Red Bull) 1:13.614 +0.307 (43)
    Paul Di Resta (Force India) 1:13.844 +0.537 (111)
    Lewis Hamilton (McLaren) 1.14.353 +1.046 (83)
    Robert Kubica (Lotus Renault) 1:14.412 +1.105 (104)
    Narain Karthikeyan (Hispania) 1:14.472 +1.165 (80)
    Nico Rosberg (Mercedes) 1:14.645 +1.338 (69)
    Timo Glock (Virgin) 1:15.408 +2.101 (34)
    Rubens Barrichello (Williams) 1:16.023 +2.716 (50)
    Sergio Perez (Sauber) 1:16.198 +2.891 (42)
    Pastor Maldonado (Williams) 1:16.266 +2.959 (29)
    Sebastién Buemi (Toro Rosso) 1:16.359 +3.052 (46)
    Jaime Alguersuari (Toro Rosso) 1:16.474 +3.167 (64)
    Mark Webber (Red Bull) 1:17.365 +4.058 (17)
    Heikki Kovalainen (Lotus) 1:20.649 +7.342 (15)

    • Dos que correram ontem e hoje, todos baixaram seu tempo:

      Sebastian Vettel (Red Bull) 1.13.769 – 1:13.614 (- 0.155)
      Paul Di Resta (Force India) 1.14.461 – 1:13.844 (- 0.617)
      Fernando Alonso (Ferrari) 1.14.553 – 1:13.307 (- 1.246)
      Rubens Barrichello (Williams) 1.17.335 – 1:16.023 (1.312)
      Narain Karthikeyan (Hispania) 1.18.020 – 1:14.472 (- 3.548)
      Nico Rosberg (Mercedes) 1.19.930 – 1:14.645 (5.285)

      Rosberg se explica tanta diferença pois ontem teve problemas e rodou poquíssimo. Já Rubens mostra pelo menos um avanço, assim como Alonso. Di Resta está com o carro de 2010 e Vettel baixou muito pouco.

  15. Muito estranho esse problema da Pirelli, mas o mais estranho é que por enquanto somente Alonso se manisfestou fortemente. E os demais pilotos o que dizem sobre a questão?

    • Gary Paffett (piloto reserva da McLaren) fez críticas, mas não tão diretas-

      “Os padrões de desgastes vistos em Abu Dhabi definitivamente estão melhores, e estamos mais seguros com esses compostos apresentados até aqui. É útil entender como os pneus se desgastam, e como eles mudam o equilíbrio do carro.”

      A última frase explica um pouco.

  16. Alonso opina sobre as rivais, rs..:

    Fernando Alonso gave his opinion on rival cars today: “The Red Bull is the same colour as last year, and the Renault is not the same colour”

  17. A soberba de Alonso… e claro que RBR vem forte esse ano e a Renault te uma bela inovação.
    nunca vi um soberbo se dar bem por muito tempo, humildade ta raro hoje em dia na f1.

  18. Tomas descobre ai o fundo duplo dos Toro Rosso! É a noticia tecnica do dia, depois do escape da Renaullt ontem.

  19. Rapaz, pra vermos como esses testes pouco importam, a Hispania ficou em 6º.
    Alonso andou bem, mas em 108 voltas ele foi 3 décimos mais rápido que o Vettel que andou 43. A Ferrari, pelo menos por enquanto, não está bem.

  20. É amigos a f1 2011 promete muito ,F. Alonso ao que me parece , ja travou uma guerra piscicologica contra vetel e vai querer andar mais que o carro , aquele titulo ta intalado ate agora !!!!!!!! falando dos testes, ta tudo bem confuso ,essas equipes que estao treinando com os carros de 2010 nao se pode levar em conta ,pois o kers da uma grande diferença de peso nos carros ……. quando o barrichello disse que o carro e melhor do que o do ano passado ele tem razao; É simples no primeiro dia de treino de 2010 rubinho fez o tempo de 1.14.400 e com o tanque cheio +o kers ele fez 1.16.003 levando em conta que ele estava naquela ocasiao com menos conbustivel realmente o carro e melhor resta saber o quanto .É por isso que a force india e a hispania fez bons tempos falta de peso eu quero ver os novos carros . o que voces acharamda minha opiniao?????????

    • “.É por isso que a force india e a hispania fez bons tempos falta de peso eu quero ver os novos carros . o que voces acharamda minha opiniao?????????”

      Sim, eu já pensei nisso, até dia 10 com 4 carros de 2010 muita coisa não pode ser dita.

  21. Se os Pneus se desgastarem tanto como falam será uma temporada interessante. Muitas paradas e surpresas tomara que não corrijam isso.

  22. Segundo dia de testes na Fórmula 1, e já temos muita expectativa sobre o rendimento dos carros na temporada. Mesmo sabendo que ainda é cedo para traçar e inapropriado traçar perspectivas conclusivas para a temporada.
    Mas é notável que Ferrari e Red Bull já chamaram a atenção. Deu Sebastian no primeiro dia e Fernando no segundo. O carro novo da MacLaren ainda está por vir. Mas acho que a gente não pode achar que Fernando ficou em primeiro hoje só porque o Sebastian não assumiu o carro da Red Bull à tarde. A gente não sabe se o Mark ficou responsável por testar alguma coisa, ou a quantidade de gasolina que os dois estavam andando. Ok, eu sei que é fato: há uma diferença de rendimento entre os pilotos da Red Bull, mas eu acredito que não seja tanta assim.
    Agora, esse carro da Willians ainda é um mistério. Ela não figurou bem na tabela de tempos, mas espero que o dinheiro investido neste carro este ano seja bem utilizado. A Willians é uma lenda do esporte, uma garagista em meio a tantas montadoras, e merece ser preservada!
    Outra coisa, aquela “guinada” da Hispania na tabela foi um “legítimo” jogo para a torcida (e para os patrocinadores). E ainda falta a simpática Lotus mostrar a que que veio!
    Estamos na torcida!
    Abraço para todos!

  23. Tomaz sera que nos podemos eliminar os tempos dos carros do ano passado para termos uma ideia melhor da realidade ? E supondo que a ferrari e a RBR fiserao aqueles tempos com tanque vasio as outras nao estariam tao longe nao e verdade ???amanha eu estou apostando no massa em primeiro ele andou bem com esses peneus quando ele esta a vontade ele e muito rapido!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. Acho que no momento, os tempos são o de menos, como podemos ver temos um carro da hispania em 6° á apenas 1.1 seg de uma Ferrari. Ainda é muito cedo para afirmar quais serão os melhores carros da temporada, ele tem kers para testar, pneus, e asa traseira movel, ainda á muita coisa a ser feita.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s