Breve análise da temporada até aqui

É fato: A atual temporada da Fórmula 1 é uma das mais equilibradas de todos os tempos. Era difícil imaginar que depois de um ano em que vimos a Red Bull dominar completamente, já tivéssemos 5 pilotos de 5 diferentes equipes vitoriosos nas cinco primeiras corridas.

Mas foi o que aconteceu, comprovando que, além de alguns pontos menores, a F1 não pode ser taxada como ‘chata’ – Muitos menos quando temos dois bicampeões empatados na liderança do campeonato.

O interessante é que o rumo da temporada vai mudando a cada corrida, e quando há alguma certeza de favoritismo para algum piloto, logo vem outro e acaba com as expectativas.

Foi assim, especialmente, com Rosberg e Maldonado, que nunca haviam vencido na F1. Ambos conquistaram sua primeira Pole e vitória nesse ano, mas não chegaram ao pódio em nenhuma das outras 4 corridas.

Essa irregularidade reflete na tabela, já que mesmo tendo vencido, Rosberg é apenas o 7º no campeonato e Maldonado o 9º. Obviamente vale ser dito que a diferença entre o líder e o 8º colocado é de 26 pontos – Equivalmente a uma vitória mais um ponto.

Por outro lado, vemos como a regularidade conta positivamente para Alonso e Hamilton, por exemplo, os únicos dois que pontuaram em todas as provas. Fernando é o líder ao lado de Vettel, enquanto Hamilton é o terceiro, mesmo sem ter ganhado nem sido 2º lugar: Foi três vezes 3º e duas vezes 8º.

Em meio a tudo, pode-se perceber que a Ferrari vem melhorando seu rendimento, algo que ficou claro na Espanha, enquanto a McLaren piorou desastrosamente – Principalmente em ritmo de corrida. O time de Woking só conseguiu somar 10 pontos nas últimas duas provas, perdendo a liderança para a Red Bull no campeonato de construtores.

Mercedes e Red Bull continuam incógnitas, alternando bons resultados com corridas a baixo do esperado, como vimos ontem.

A equipe que vem me chamando a atenção é a Lotus – 50 pontos somados nos últimos dois GPs e um consistente 3º lugar no campeonato, além de vir com uma sequência de 2º-3º e 3º-4º, com Kimi levando a melhor sobre Grosjean. O carro é rápido e eficaz, e sem dúvida vai vencer, logo logo, uma corrida na temporada. E não seria exagero dizer que isso possa ocorrer em Mônaco – Raikkonen ficou a 3 segundos da vitória ontem.

Em tese, não há nenhum favorito para vencer o mundial atualmente, apesar de que sempre temos os grandes se destacando. Vettel, Alonso e Hamilton – nada mais e nada menos – são os 3 primeiros no campeonato, e o melhor disso é que nenhum deles tem um carro superior ao resto. As condições estão muito equilibradas e tudo pode ser possível.

Mônaco – Palco da apertada vitória de Vettel sobre Alonso ano passado -, vem aí. Uma briga entre os dois pela ponta seria fantástica.

About these ads

3 thoughts on “Breve análise da temporada até aqui

  1. Não acho que a McLaren piorou, pois o Hamilton saiu de último para terminar a corrida em 8° em uma estratégia de duas paradas. O Button que não correu bem, mas o Hamilton se tivesse saído da pole venceria a corrida tranquilo.

  2. Quer uma maneira de aumentar a divulgação do seu site?
    Acesse o DivulgaBlog. É completamente gratuito, simples de usar e em poucos minutos o seu blog estará cadastrado na nossa base de blogs e visível para milhares de usuários.
    Dê uma conferida ! http://www.divulgablog.com.br/

  3. O fato é que Vettel já assumiu o posto de protagonista do campeonato de 2011. Agora, resta descobrir quem vai conseguir se posicionar como real desafiante ao título. Em algumas corridas, a tendência é que McLaren e Ferrari se aproximem e se tornem uma ameaça real. O problema será se, até lá, o alemãozinho continuar a empilhar vitórias. Se demorar, pode ser tarde demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s